Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Recriar Vidas será realizado em Marianópolis
Início do conteúdo da página
Projeto Recriar Vidas

Projeto Recriar Vidas será realizado em Marianópolis

Parceria entre Recriar e Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Educação, prevê formar profissionais das redes de educação, assistência, saúde e sociedade civil para formação de rede de proteção social

  • Publicado: Quinta, 12 de Agosto de 2021, 18h58
  • Última atualização em Quinta, 12 de Agosto de 2021, 18h58
imagem sem descrição.

Em reunião nesta terça-feira, 10 de agosto de 2021, a Recriar Vida juntamente com a equipe técnica da Prefeitura Municipal de Marianópolis, iniciaram a formalização de parceria para implementação do Projeto Recriar Vidas, ação já desenvolvida em outras cidades tocantinenses e em outros estados como São Paulo e Minas Gerais.

Na reunião, que contou com a participação do Prefeito Municipal Isaias Piagem, da Secretária Municipal de Educação Mara Andréia Prediger, e da Secretária de Assistência Social Maria de Jesus Dias Piagem de Oliveira, ficou definido que serão formados mais de 100 profissionais da cidade, distribuídos entre educação, assistência social, saúde e conselho tutelar. O intuito é promover a entrega de conteúdos didáticos e a formação de instrumentalização pedagógica, psicológica e métrica dos profissionais, garantindo a formação de uma rede de proteção social na cidade, especialmente quanto a avaliação do risco e grau de consumo de substâncias psicoativas, bem como ações de redução dos fatores de vulnerabilidade social de crianças e adolescentes. As ações ocorrerão nos primeiros dias do próximo mês, com data de lançamento prevista para 1 de setembro.

De acordo com o responsável pelo Projeto, Ricardo Ribeirinha, a intenção é preparar os profissionais a cuidarem de sua saúde emocional e, a se atentarem aos fatores que podem levar os jovens a uma condição mais grave de risco social. “A ação prevê um novo olhar sobre o que leva os jovens, crianças, sejam alunos da rede ou atendidos do CREAS e CRAS, ao consumo de drogas, levando em conta os fatores que oferecem esse risco como ansiedade, depressão, violência, pobreza, ideação suicida, entre outros”, afirmou Ribeirinha, que emendou lembrando o que ocorreu recentemente em Campos Lindos no norte do Estado. “Vejam o que aconteceu (em Campos Lindos), uma tragédia em que as vulnerabilidades sociais com certeza foram determinantes para que uma jovem, criança, atentasse contra a própria vida. Uma tragédia que não pode ser recorrente e é dever do sistema público, cuidar da saúde mental da população”, afirmou Ricardo.

Segundo a Professora Cláudia Celestino, da Secretaria Municipal de Educação, essa será uma ação de melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem na cidade, porque trata da saúde emocional de profissionais e da abordagem dos fatores psicossociais que afetam o aprendizado dos alunos. Segundo a professora “esperamos com esta parceria, impactar a vida através de uma educação de qualidade e desenvolver o empoderamento do ser humano em nossa comunidade. Acreditamos no projeto e com certeza trará bons frutos”, afirmou Celestino.

registrado em:
Fim do conteúdo da página