Prefeitura convoca eleições para conselheiros tutelares, exercício 2020/2023

• Publicado: Segunda, 29 de Abril de 2019, 18h43
  • Última atualização em Quinta, 23 de Maio de 2019, 14h01

CONFIRA AQUI O EDITAL RETIFICADO

A Prefeitura de Marianópolis do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), abre inscrições para o processo eleitoral do Conselho Tutelar de Dois Irmãos, exercício 2020/2023, com oportunidade para 05 conselheiros titulares e suplentes. Os interessados poderão fazer suas inscrições até o dia 22 de abril à 21 de maio.

De acordo com o edital, publicado no Placar do Município, as inscrições serão efetuadas pessoalmente, na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Marianópolis/TO, na rua 7 de setembro, s/n - Centro - Marianópolis/TO, no horário das 08 às 13 horas.

Os membros do Conselho Tutelar serão escolhidos mediante o voto direto, secreto e facultativo dos eleitores do município de Marianópolis do Tocantins/TO, no dia 06 de outubro deste ano das 08h às 17h. A posse dos conselheiros eleitos e de seus respectivos suplentes está prevista para o dia 10 de janeiro de 2020.

Para escolher os Conselheiros Tutelares, os eleitores deverão estar com a inscrição do título eleitoral regularizada, junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), até o dia 05 de julho de 2019.

Competências

Os conselheiros tutelares têm a atribuição de zelar pelos direitos humanos de crianças e adolescentes, quando estes estiverem ameaçados ou violados, conforme art. 136 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Exercerão suas atividades em regime de dedicação exclusiva em jornada de trabalho de 40 horas semanais, sem prejuízo do atendimento em regime de plantão/sobreaviso, assim como da realização de outras diligências e tarefas inerentes ao órgão. A remuneração mensal de cada Conselheiro Tutelar será de R$ 998,00 (novecentos e noventa e oito reais).

O processo de escolha será composto por seis etapas, sendo a primeira reservada para as inscrições e entrega de documentos; a segunda, análise da documentação exigida; a terceira, realização de exame de conhecimento específico, homologação e aprovação das candidaturas; a quarta etapa será o dia do processo de escolha em data unificada; a quinta etapa, formação inicial e sexta e última etapa, a diplomação e posse dos escolhidos.

Edital nº 01-2019 - Eleições do Conselho Tutelar

Baixar