Página inicial > Últimas Notícias > Secretária de Saúde realiza entregas de Próteses Dentária do Programa Brasil Sorridente
SAÚDE

Nessa etapa foram entregues 150 próteses para os pacientes que fazem parte do Programa Brasil Sorridente.

• Publicado: Sexta, 22 de Outubro de 2021, 13h08
  • Última atualização em Sexta, 22 de Outubro de 2021, 13h08

01 brasilsorrindente  03 brasilsorrindente destaque pagina inicial

Nesta sexta-feira (15), A Secretária Municipal de Saúde, Idalina Diniz, realizou a entrega na UBS Madre Paulina de 150 próteses dentárias aos beneficiários do Programa Brasil Sorridente. Os pacientes foram recebidos com um café da manhã em comemoração ao mês do Outubro Rosa.

Nesta etapa foram entregues mais de 150 próteses para beneficiários de todos o município, inclusive dos Assentamentos Manchete, Piracema e Vila do Prata que concluíram o tratamento, devolvendo assim na função da mastigação e o sorriso e aumentando a autoestima pessoal e a qualidade de vida dessas pessoas.

04 brasilsorrindente

A secretária de saúde Idalina Diniz informou ainda que “o programa não encerra hoje, essa foi mais uma etapa concluída e que continuará durante todo o ano com a entrega de mais próteses, beneficiando assim mais pessoas que precisam utilizar desse importante programa. A perspectiva é que o programa atenda em média de 80 pessoas por mês até o final do ano, atingindo assim um total de 300 próteses entregues” concluiu a secretária.

Na oportunidade a equipe que compõe o programa explicou que o trabalho não começou hoje, mas, é apenas uma etapa de um processo contínuo que vem ocorrendo desde o começo do ano, sendo acompanhado de perto pela equipe técnica de saúde bucal onde vem fazendo um belíssimo trabalho todos os dias com a população.

De acordo com o Protético Dentário Donizete Bezerra, “O processo todo é dividido em etapas, com os procedimentos para realização dos moldes, adequação e instalação das próteses. Na primeira etapa ocorreu a moldagem, na segunda etapa houve a prova em cera. Na terceira etapa fizemos a prova dos dentes e somente nesta última etapa é que acontece a entrega.” destacou o protético.

O programa segue critérios técnicos bem estabelecidos e faz parte de uma política pública nacional de saúde bucal voltada para todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A coordenação do programa esclarece que os primeiros passos a serem tomados por aqueles que precisam fazer uso do programa são: “Primeiramente, o paciente é atendido na UBS e em seguida ele é acompanhado pelo odontólogo com a ficha de referência, com as cópias dos documentos (carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS), depois, de acordo com a necessidade e com o tratamento odontológico básico já concluído, o paciente finalmente é encaminhado para o programa e inicia todas as etapas explicadas anteriormente pelos técnicos do Brasil Sorridente.

A equipe do programa é formada pelos cirurgiões dentista, Gilney Rodrigues e Tais Munik Alves, as auxiliares de saúde bucal, Rosângela Soares e Vanilda Monteiro, do Protético Donizete Bezerra e os auxiliares de laboratório, Evaldo dos Santos e João Pedro Almeida.

Portanto, se você precisa ou conhece alguém precisando deste serviço, procure a Unidade Básica de Saúde Madre Paulina para obter mais informações e ter acesso pleno ao programa Brasil sorridente.

Pois saúde bucal é um direito de todos!

02 brasilsorrindente 05 brasilsorrindente

06 brasilsorrindente 07 brasilsorrindente