Página inicial > Últimas Notícias > Cidade de Marianópolis recebe o evento de capacitação de ações educacionais para os serviços de vigilância para os municípios da APA do Cantão
capacitação

• Publicado: Sexta, 08 de Julho de 2022, 17h34
  • Última atualização em Sexta, 08 de Julho de 2022, 17h34

noticia 1A Prefeitura Municipal de Marianópolis do Tocantins, através da Secretária Municipal de Saúde, juntamente com a Superintendência da Vigilância Sanitária no Estado do Tocantins, realizou a capacitação de ações educacionais para os serviços de vigilância sanitária nos municípios da região do cantão.
A capacitação foi realizada nos dias 28, 29 e 30 de junho de 2022 na cidade de Marianópolis e teve com o objetivo de fortalecer o sistema estadual dos serviços, em prol da saúde da população.
A Vigilância sanitária é o conjunto de ações que visa eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo o controle de bens de consumo e o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.
Essa definição é dada pela Lei 8.080 de 1990. Esta lei regula, em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde.
A capacitação para os municípios da saúde do cantão teve o apoio de todas as prefeituras municipais, que sempre vem buscando melhorias na saúde pública, dando mais qualidade de vida para a população.
Estiveram presente na capacitação:
O Prefeito Isaías Piagem, a primeira Dama e Secretária de Assistência Social Idalina Diniz, a Secretária de Saúde de Marianópolis do Tocantins Mayara Coelho, a Secretária de Administração Maria de Jesus Piagem, Coordenadora da vigilância sanitária de Marianópolis do Tocantins Aurineia Garreto Almeida, a fiscal da vigilância sanitária de Marianópolis do Tocantins Diene Cleia, o Presidente da Câmara Municipal de Marianópolis do Tocantins Erivan Serpa Martins representou todos os vereadores dos municípios presentes, os fiscais da vigilância sanitária do Estado do Tocantins Eleno Sidarta, Izabel Barroca, Luciana Costa.