Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Praticar o uso consciente da água é um dever de todos!
Início do conteúdo da página
Meio Ambiente

Praticar o uso consciente da água é um dever de todos!

  • Publicado: Segunda, 12 de Dezembro de 2022, 17h26
  • Última atualização em Segunda, 12 de Dezembro de 2022, 17h26
imagem sem descrição.

A água é um dos recursos naturais de maior importância para a humanidade. O crescimento das populações, e o uso inconsciente da água são alguns dos principais fatores que preocupam a conservação deste bem tão precioso.

O problema de escassez de água pode estar ligado a diversos fatores, entre eles a distribuição geográfica desigual, aumento da população, deterioração dos rios, lagos e oceanos e o principal, o mau uso deste recurso natural. Com o aumento da população, é natural ocorrer uma demanda maior do que quantidade disponível no planeta, o que torna a água um recurso finito.

Com isso, o desenvolvimento de ações e sistemas que auxiliam na preservação e conservação desses recursos como a captação da água da chuva e reutilização das águas cinzas são essenciais para garantia da preservação de água potável.

 Exemplo de um reaproveitamento de água inteligente e consciente são reaproveitar águas cinzas que são aquelas que foram utilizadas em tanques, pias, máquinas de lavar, chuveiros, ar-condicionado e outros equipamentos.

Mesmo que a água de reuso possua uma qualidade inferior quando comparada à água potável e não sendo usada diretamente para o consumo humano, ela pode ser utilizada para outros fins, como: refrigeração de equipamentos, lavagem de carros, irrigação de campos para cultivo, combate a incêndios, limpeza de ruas e irrigações de jardins, entre outros fins.

Além da reutilização das águas cinzas, você também pode ajudar a diminuir o desperdício da água tomando as seguintes atitudes.

  • Diminuir o tempo no banho.
  • Fechar a torneira ao fazer a barba ou ensaboar a louça.
  • Usar baldes para lavar calçadas e carros.
  • Trocar as válvulas de descargas por caixas acopladas ao vaso sanitário com limitador de volume.

Evitar desperdício e poluição da água é tarefa de todos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página