Página inicial > Últimas Notícias > Marianópolis do Tocantins comemora 31 anos com inauguração de obras.

Marianópolis do Tocantins comemora 31 anos com inauguração de obras.

Nesta segunda-feira, 1 de junho, Marianópolis completa 31 anos de fundação e emancipação político-administrativa. A origem do nome é uma homenagem a Mariano Cavalcante, fundador da cidade. Assim o substantivo próprio Mariano + Polis, sufixo grego que significa cidade, daí Marianópolis.

• Publicado: Segunda, 01 de Junho de 2020, 20h15
  • Última atualização em Quarta, 17 de Junho de 2020, 20h31

Com a pandemia do novo coronavírus, o aniversário municipal foi celebrado de forma bem diferente daquela que a população está acostumada. Num cenário impróprio para festas e aglomerações, a cidade segue respeitando os decretos e recomendações sanitárias.

A cerimônia de inauguração das obras, contou com a presença do Prefeito Isaias Piagem e da 1ª Dama, Idalina Piagem (Secretária da Assistência Social), Ilton Coutinho da Silva (Secretário Municipal de Transportes e Obras), Elza Piagem (Administração e Finanças), Edivaldo Araújo dos Santos (Secretário Municipal de Saúde), Sales Lopes do Couto (Secretário Municipal de Agricultura também respondendo pela Sec. de Juventude, Cultura Esporte e Lazer) e da Angela de Freitas Barbosa (Secretária Municipal de Meio Ambiente, Pesca e Turismo). A Câmara Municipal de da cidade foi representada pelo Presidente James Dias Braga e contou com a presença dos vereadores Erivan Serpa Martins, João Marcos Rezende, Davi da Silva Ribeiro, Valmi Lopes Gonçalves e Vani Maria da Silva Cruz.

Inauguração da Academia da Saúde

O nome da Academia da Saúde foi homenageado pelo jovem Carlos Eduardo Favarato (in memoriam), a primeira academia em nossa cidade beneficiará a comunidade na prática esportiva de toda a população, auxiliando também aos profissionais de fisioterapia e grupo de idosos. O Prefeito Isaías Piagem destacou a importância desta importante obra para a saúde de nossos munícipes. O Secretário de Saúde abordou o empenho e dedicação para trazer benefícios para todos.

O programa Academia da Saúde, é uma estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado que funciona com a implantação de espaços públicos conhecidos como polos do Programa Academia da Saúde. Esses polos são dotados de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados. Como ponto de atenção no território, complementam o cuidado integral e fortalece as ações de promoção da saúde em articulação com outros programas e ações de saúde como a Estratégia da Saúde da Família, os Núcleos de Apoio à Saúde da Família e a Vigilância em Saúde.

Veja os oito eixos de atividades dos polos:

• Práticas corporais e atividades físicas;
  • Promoção da alimentação saudável;
  • Mobilização da comunidade;
  • Educação em saúde;
  • Práticas artísticas e culturais;
  • Produção do cuidado e de modos de vida saudável;
  • Práticas integrativas e complementares;
  • Planejamento e gestão.
  • Fala do Secretário e Prefeito

Inauguração do Asfalto

O prefeito Isaias Piagem, acompanhado do secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Ilton Coutinho, esteve para entregar a obra de urbanização de ruas e avenidas da comunidade. Trata-se de mais uma das obras que vem sendo realizada em vários bairros com recursos de emenda parlamentar contratados junto à Caixa.

O volume de recursos investidos em asfaltamento e pavimentação com blocos de concreto soma R$ 33 milhões. Serão 126 mil metros quadrados pavimentados somente com blocos de concreto. No total, serão melhoradas as condições de mobilidade nas ruas nome das ruas do bairro.

Prefeito destaca está importante obra que estava paralisada e além de beneficiar essas famílias, em breve estará entregando a comunidade mais pavimentação asfáltica.

Prestação de contas e mensagem do Prefeito Isaias Piagem

Quero agradecer toda a população que está sendo compreensiva com este momento e seguindo as recomendações dos profissionais de saúde. Deixo público o meu agradecimento aos servidores municipais que estão na linha de frente contra a doença, profissionais de saúde, área social, segurança e demais setores diretamente envolvidos. Estamos agindo de forma muita intensa para enfrentarmos a pandemia, atentos aos direcionamentos da OMS (Organização Mundial de Saúde), Ministério da Saúde, Ministério Público e demais órgãos que trabalham para que tudo possa ser superado da melhor forma possível. Por tudo isso, deixo não só os agradecimentos, mas também parabenizo toda a nossa população neste aniversário de Marianópolis, afinal, estamos passando por todos esses desafios de forma conjunta, nos esforçando para que, em breve, nossa cidade e país possam retomar as atividades.