Página inicial > Últimas Notícias > Secretaria Municipal de Saúde de Marianópolis/TO Comemora o dia do Agente Comunitário
SECRETARIA DE SAÚDE

O grupo atua na promoção, proteção e prevenção da saúde, acompanhando as famílias e orientando sobre as formas de acesso ao SUS

• Publicado: Quinta, 07 de Outubro de 2021, 16h38
  • Última atualização em Quinta, 07 de Outubro de 2021, 16h38

A Secretaria Municipal de Saúde de Marianópolis do Tocantins, em homenagem ao Dia do Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate a Endemias, realizou nessa segunda-feira (04) um evento comemorativo, onde a Secretária da pasta, Idalina Diniz, parabenizou os agentes pelas conquistas adquirida nos últimos anos através do trabalho desenvolvido em todo o município.

02 dia do agente

A Secretária declarou ainda que “Eles representam um novo elemento no cenário da atenção básica à saúde no Brasil e são considerados como personagens-chave na organização da assistência, uma vez que assume uma posição bidirecional, pois, ao mesmo tempo em que é morador da comunidade em que trabalha, é integrante da equipe de saúde, somos gratos, pela vida de cada um”.

Os ACS/ACE são personagens muito importantes na implementação do Sistema Único de Saúde, fortalecendo a integração entre os serviços da Atenção Primária à Saúde (APS) e a comunidade.

No dia 04 de outubro é celebrado o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde, um profissional de grande importância para a atenção básica à saúde de todos os estados e municípios. A profissão foi criada pela Lei n°10.507, de 10 de julho de 2002, que define seu exercício no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

O principal objetivo do ACS é contribuir para a qualidade de vida das pessoas e da comunidade. Por meio de visitas domiciliares, o profissional alerta os usuários desenvolvendo ações de educação em saúde além de prevenir e identificar os problemas de cada região. Ao tomar conhecimento de alguma irregularidade, ele encaminha a pessoa à unidade de saúde para uma avaliação mais detalhada.

Gostaríamos de parabenizar a todos os nossos Agentes, do campo ou da cidade, para que continuem semeando a alegria, a saúde e a felicidade!

Marianópolis agradece, e que venham mais anos de parcerias.

03 dia do agente