Página inicial > Últimas Notícias > A Prefeitura Municipal de Marianópolis do Tocantins, através da Secretaria Municipal de Saúde realiza a Ação Março AZUL-MARINHO/ LILÁS
saúde

• Publicado: Sexta, 01 de Abril de 2022, 17h58
  • Última atualização em Sexta, 01 de Abril de 2022, 17h58

Foi realizado no último dia 28/03/2022, na Unidade básica de saúde Madre Paulina anexo 1 a campanha do mês de conscientização sobre: O combate ao câncer colorretal e câncer do colo do útero.

Março Azul-Marinho - O câncer colorretal é o terceiro câncer mais comum entre homens e mulheres no país.
No câncer colorretal, os tumores aparecem no cólon e no reto, partes do intestino grosso.
O risco de uma pessoa desenvolver esse tipo de câncer durante a vida é de cerca de 5%, sendo que, aproximadamente, 70% dos tumores aparecem no cólon e 30% no reto.

Março Lilás - Essa campanha visa levar informação e estimular a população feminina para os cuidados de prevenção contra o câncer de colo uterino, além de alertar para os principais sinais e sintomas que devem direcionar a mulher a buscar ajuda médica.
Considerada a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, o câncer de colo de útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal.
Os fatores de risco do câncer de colo de útero envolvem o uso prolongado de pílulas anticoncepcionais, tabagismo, histórico familiar e início precoce da vida sexual e múltiplos parceiros.

A ação foi realizada pela equipe da UBS MADRE PAULINA ANEXO I, coordenada pelo Enfermeiro Pablo Diego.

A Prefeitura agradece a colaboração de todos da Equipe zona urbana: Anexo 1 pela força em prol da campanha.