Página inicial > Últimas Notícias > Escolas municipais de Marianópolis do Tocantins mantém tradição e realizam eventos juninos
Festas Culturais

• Publicado: Quarta, 06 de Julho de 2022, 19h14
  • Última atualização em Quarta, 06 de Julho de 2022, 19h14

As festas juninas presenciais voltaram nas escolas municipais de Marianópolis do Tocantins, após dois anos de pandemia, neste último mês de junho. Com a melhora dos casos de coronavírus no município, as instituições de ensino se organizaram para a retomada das festividades.

As escolas Amazilio de Souza Ribeiro, Piracema e a Creche Municipal Irmã Maria Eumara fizeram suas apresentações, com brincadeiras e comidas típicas.

Não eram apenas os educadores que aguardavam com ansiedade a realização destes eventos presenciais, mas os alunos e toda sua família esperavam ansiosamente por esse dia. Visto que “no início do mês de junho já haviam famílias entrando em contato para saber que dia seria a festa e como seria”, conta Fabiana Paz Lopes Reichert, diretora da Escola Municipal Piracema, que fica localizada no Assentamento Piracema.

De acordo com a diretora da Escola Municipal Amazilio de Souza Ribeiro Vânia Lúcia de Menezes, a entrada era liberada para todas as pessoas que queriam prestigiar este evento.

Logo não poderiam faltar Álcool em gel e tapetes sanitizantes à disposição de todos. Na Creche Municipal Irmã Maria Eumara, não foi diferente, a festa contou com apresentação dos alunos, com muita animação e alegria.

Festa folclórica

Em 2020, as comemorações foram apenas on-line, promovendo brincadeiras e momentos de diversão com os alunos. Em 2021, educadores e estudantes realizaram uma festividade nas Escolas, mas sem a participação das famílias. Cada turma dentro da sala de aula realizou suas festas.

“Estamos muito animados para a festa junina do ano que vem, já estamos pensando nos detalhes'', enfatizou a secretária municipal de Educação Mara Andréa Prediger, a saudade de celebrar a cultura popular brasileira era muito grande e esse ano voltou com tudo.

“Na verdade, não chamamos de festa junina porque a escola não tem caráter religioso, denominamos como festa folclórica”, explicou a secretária.

A festa presencial foi aberta para toda a comunidade educativa, que é composta pela família, alunos e profissionais da escola.

02 Capturar

not noticia