Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de Capoeira como Ferramenta de Transformação Social é Apresentado em Marianópolis do Tocantins
esporte

Prefeito em exercício, juntamente com Secretária de Assistência Social recebe alunos e instrutor para discutir iniciativa que promove esporte e cultura na busca por impacto social positivo.

• Publicado: Quinta, 31 de Agosto de 2023, 18h47
  • Última atualização em Quinta, 31 de Agosto de 2023, 18h47

not desNesta segunda-feira, o prefeito em exercício de Marianópolis do Tocantins, Valdeci Serafim, acompanhado pela Secretária de Assistência Social Maria de Jesus Piagem, recebeu em seu gabinete um grupo representativo de pessoas ligadas ao esporte, à cultura e à educação. O objetivo do encontro foi discutir e apresentar o projeto de aulas de capoeira no município, uma iniciativa que visa promover transformação social por meio do esporte.

O Instrutor de Copeira William Dias, mais conhecido como "Negão", representante do Instituto Bambara, e o Coordenador do Cadastro Único do município, Tiago Sousa, estiveram presentes para detalhar o projeto. Além disso, alunos do Colégio Estadual David Barbosa Rolins também participaram da reunião, demonstrando o interesse e o apoio da juventude local a essa iniciativa.

O projeto em questão tem como foco central a capoeira, uma modalidade esportiva que transcende suas características físicas, tendo um impacto profundo no âmbito cultural e social. A capoeira é reconhecida pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como patrimônio cultural brasileiro, o que reforça sua importância histórica e identitária.

Ao longo dos anos, a capoeira tem sido uma força de transformação em várias esferas. Além de seus aspectos físicos, a prática da capoeira está profundamente ligada a valores como respeito, cooperação e autoexpressão. Esses elementos têm contribuído para o desenvolvimento pessoal de muitos indivíduos, especialmente jovens em situações vulneráveis.

O prefeito em exercício, Valdeci Serafim, expressou sua satisfação com a iniciativa: "Estamos entusiasmados em receber esse projeto em Marianópolis. A capoeira não é apenas um esporte, mas também uma forma de preservar nossa cultura e promover valores positivos entre os jovens."

O projeto de aulas de capoeira em Marianópolis do Tocantins se mostra como um exemplo concreto de como o esporte pode desempenhar um papel crucial na transformação social. Com suas raízes profundas na cultura brasileira, a capoeira se apresenta como uma ferramenta poderosa para promover valores, saúde e identidade entre os cidadãos, especialmente os mais jovens, que encontrarão nessa prática uma oportunidade para crescimento pessoal e coletivo.