Página inicial > Últimas Notícias > Programa "Saúde na Escola" Promove Cuidados Odontológicos e Educação para Alunos da Escola Municipal Amazilio de Souza Ribeiro
saúde

Equipe Odontológica de Marianópolis leva informações e ações preventivas de saúde bucal a 120 crianças do 1° ao 5° ano no período matutino

• Publicado: Terça, 05 de Setembro de 2023, 18h21
  • Última atualização em Terça, 05 de Setembro de 2023, 18h21

A equipe Odontológica de Marianópolis, composta pelo Dr. Ilvan Berlizario Pessoas Junior, Cirurgião-Dentista; Ivoneide Alves Piagem, Técnica em Saúde Bucal; e Rosangela Correa Soares, Auxiliar em Saúde Bucal; esteve em ação na Escola Municipal Amazilio de Souza Ribeiro, levando o Programa "Saúde na Escola" (PSE) a alunos do 1° ao 5° ano no período matutino. A iniciativa visa promover a saúde bucal e educar sobre a prevenção de doenças bucais, como cárie e gengivite.

O programa começou com a exibição de um vídeo educativo e preventivo, que orientou os alunos sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal. Em seguida, foram realizadas sessões de escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor em gel, proporcionando aos 120 estudantes presentes uma experiência prática e informativa sobre como manter seus sorrisos saudáveis.dest. 05 09

A escola desempenha um papel fundamental na promoção da saúde e prevenção de doenças, incluindo a saúde bucal de crianças e adolescentes. O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma colaboração entre os Ministérios da Saúde e da Educação e busca integrar o ambiente de ensino com as unidades básicas de saúde (UBS) nas comunidades. O cuidado com a saúde bucal é uma parte crucial do PSE, que tem como objetivo incentivar o autocuidado e reduzir riscos por meio de estratégias individuais e coletivas, com a participação de profissionais da educação e da saúde. As ações incluem avaliações bucais e vigilância sanitária.

A equipe Odontológica agradece à Diretora da Escola, Vania Lucia de Menezes, e a todos os profissionais da educação pelo caloroso acolhimento e colaboração na realização dessas atividades educativas e preventivas.

3

O Programa "Saúde na Escola" continua a ser um exemplo de como a parceria entre profissionais de saúde e educação pode beneficiar diretamente a saúde e o bem-estar dos jovens estudantes, capacitando-os com conhecimentos e práticas para uma vida mais saudável.

1